Academia de Cultura da Bahia dá posse a novos membros

Foi realizada na última sexta-feira dia (20/12/2024) no Hotel Porto Bello em Ondina, na cidade de Salvador na sede da Academia de Cultura da Bahia, uma solenidade de posse de novos membros.
A programação contou com a bela apresentação do coral dos odontólogos da Bahia sob a regência do já consagrado maestro Alcides Lisboa, com canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros autores, o público presente vibrou e aplaudiu de pé. O coral que há 25 anos encanta pessoas por onde quer que passe, ele é composto por profissionais da área de odontologia, seus familiares e amigos, a coordenação fica a cargo do maestro acima mencionado.
Ouça logo abaixo a entrevista que realizamos com o Diretor do Coral de Odontólogos da Bahia Dr. Joélio Ribeiro:
Outra apresentação que prendeu a atenção de todos foi a da cantora Mariana Ornelas.
Ao todo 16 novos membros foram empossados, veja a lista completa logo abaixo:
Agnildo Bispo dos Santos
Alessandra Dultra Mendes
Alexandre Ferreira dos Santos
Ana Cecília Ferreira Silva
Camilla Mota Malaquias de Almeida
Daisy Therezinha de Almeida Kraychete Jardim
Durval Lemos Menezes
Edivan Bezerra da Silva
Edmilson Oliveira Leal
Getúlio Borges Fernandes
João Fernando Guimarães
José Carlos Fernandes
Karlinhos Zambê Silva da Cruz
Mário José da Conceição
Mayra Virgínia Sesti Paz
Raquel Menezes Maia.
Entre os presentes a solenidade de posse estava o advogado, músico, poeta, compositor, desenhista arquitetônico e historiador, autor do romance literário conhecido do grande público O Cosmopolita e A menina que cantava para as flores (romance de suspense) recentemente lançada na feira literária internacional de Campina Grande na Paraíba. Ele também faz parte da Academia de Cultura da Bahia.
O Presidente da ACB Benjamim Batista de Macedo Filho, tem conduzindo a casa com muito zelo, dedicação e credibilidade, não é à toa que ele foi indicado para o Guinness Worl World Records (Livro dos Recordes), como a pessoa que mais academia fundou no mundo, ele é responsável pela fundação de Academias na Itália, França, Portugal, Argentina e Espanha. Já no Brasil foram fundadas por ele academias nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Bahia. No território baiano existem 120 academias, e dessas, cem foram criadas por ele. Benjamim tem sido importante para a mudança de mentalidade, pois nas academias e instituições ligadas a letras espalhadas pelo Brasil só há 40 vagas disponíveis, mas ele enfatiza que é necessário haver mudanças, já que há vários outros nomes importantes que poderiam fazer parte desse grupo seleto de intelectuais, mas acabam ficando de fora.
Ouça logo abaixo o áudio enviado por ele, em que fala sobre as mudanças que se fazem necessária:
Assista também ao vídeo com a apresentação do Coral dos Odontólogos da Bahia, basta clicar no link logo abaixo:
A solenidade também concedeu Diploma de Membro Honorário ao professor e historiador Durval Lemos Menezes, além da entrega do Troféu Acadêmico 2024, a 12 pessoas que se destacaram em várias áreas da educação e cultura da Bahia.
A artista plástica e poetisa Zezé Negrão fez exposição de arte, e o Dr. Joaci Góes ex-presidente da Academia de Letras da Bahia e atual Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia fez uma breve palestra sobre a vida e obra de Castro Alves.
Post a Comment