VÍDEO: Rio transborda com força impressionante durante enchente no Texas e mortos passam de 80
![]() |
Enchente no Texas inundou o rio Llano em questão de minutos no feriado de 4 de julho nos EUA – Foto: Reprodução/X/ND |
O número de mortos na enchente no Texas, Estados Unidos, subiu para 82 na noite de domingo (6), enquanto outras 41 pessoas seguem desaparecidas. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a rapidez com que o nível da água subiu no fim de semana.
A região mais afetada pela enchente no Texas é o Condado de Kerr, onde foram encontrados 68 corpos, sendo 28 de crianças. Dez meninas que participavam do Camp Mystic, acampamento de verão para jovens cristãos às margens do rio Guadalupe, seguem desaparecidas. Outras cinco, de 8 a 9 anos, tiveram as mortes confirmadas.
A enchente no Texas começou com uma forte tempestade na sexta-feira, feriado de 4 de julho que celebra a Independência dos Estados Unidos. Em menos de 24 horas, o volume de água acumulado passou de 280 mm e o nível do rio Guadalupe subiu até 9 metros.
Donald Trump, presidente estadunidense, assinou uma declaração de emergência no domingo. “Essas famílias estão enfrentando uma tragédia inimaginável, com muitas vidas perdidas, e muitos ainda desaparecidos. O governo Trump continua trabalhando em conjunto com autoridades locais e do estado”, anunciou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou as mortes causadas pela enchente no Texas e expressou solidariedade às famílias em nota no domingo.
“Acompanho com tristeza as notícias sobre as enchentes que estão ocorrendo nos Estados Unidos. Tragédias como essa, que já causou mais de cinquenta mortes, além de ter deixado mais de vinte crianças desaparecidas, comovem a todos, em qualquer lugar do mundo”, disse Lula.
Um vídeo gravado em “time-lapse” na sexta-feira capturou a inundação do rio Llano, afluente do rio Colorado, em apenas dez minutos.
Vídeo mostra rapidez da enchente no Texas, no Condado de Llano
Força da água impressiona em vídeo ‘time-lapse’ da enchente no Texas – Vídeo: Reprodução/X/ND
Post a Comment