F1: Russell vence GP de Singapura e McLaren conquista décimo título de construtores
![]() |
Foto: Reprodução/@F1 |
O GP de Singapura terminou com festa para George Russell e para a McLaren. O piloto da Mercedes venceu neste domingo (5) no circuito de Marina Bay, encerrando um jejum de oito corridas sem vitórias para a equipe alemã, enquanto o terceiro lugar de Lando Norris garantiu à McLaren seu décimo título de construtores na Fórmula 1. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou em 17º lugar.
A vitória foi a segunda de Russell na temporada — a anterior havia sido no GP do Canadá, em junho — e a quinta de sua carreira. O inglês terminou à frente de Max Verstappen (RBR) e de Norris, que completou o pódio.
Com o resultado, a McLaren soma 650 pontos, o dobro da vice-líder Mercedes (325), e se torna a segunda equipe mais vitoriosa da história, atrás apenas da Ferrari, que tem 16 conquistas. O título de 2025 sucede o de 2024 e confirma o domínio do time de Woking, que ficou 26 anos sem vencer o Mundial de Construtores até quebrar o jejum no ano passado.
Apesar da conquista, a equipe inglesa não vence uma corrida há três provas. Nesse intervalo, Verstappen conquistou duas vitórias, reduzindo a diferença para os pilotos da McLaren na disputa individual. Oscar Piastri segue líder do campeonato, agora com 22 pontos de vantagem sobre Norris.
A corrida teve momentos tensos entre os dois pilotos da McLaren. Norris e Piastri se tocaram na largada, com vantagem para o britânico, enquanto o australiano enfrentou problemas em um pit stop de 5,2 segundos, o que o deixou em quarto lugar.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em 13º, caiu para 14º após um toque com Lance Stroll (Aston Martin) e precisou trocar o bico do carro ainda na 14ª volta, retornando à pista em último. Ele conseguiu recuperar algumas posições durante as paradas dos rivais, mas acabou perdendo rendimento no fim e cruzou a linha em 17º.
Resultado – GP de Singapura (top 10):
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (RBR) +5s430
- Lando Norris (McLaren) +6s066
- Oscar Piastri (McLaren) +8s146
- Kimi Antonelli (Mercedes) +33s681
- Charles Leclerc (Ferrari) +45s996
- Fernando Alonso (Aston Martin) +80s667
- Lewis Hamilton (Ferrari)*
- Oliver Bearman (Haas) +93s527
- Carlos Sainz (Williams) +1 volta
*Hamilton foi punido com 5 segundos por escapar do traçado diversas vezes.
Fonte: Bahia.Ba
Post a Comment