Documentário “Quem Cuida de Quem Cuida?” tem pré-estreia em Alagoinhas

Com direção de Nando Zâmbia, roteiro de Onisajé e fotografia de Danilo Sampaio, o filme aborda a questão da saúde mental de profissionais, lideranças religiosas e sociais

 

fOTO: Gabriela da Fonseca Jornalista & Pesquisadora
FOTO: Gabriela da Fonseca Jornalista & Pesquisadora

Autoridades religiosas, lideranças de movimentos sociais, e profissionais das áreas de saúde e educação estão entre as pessoas que dedicam as suas vidas ao cuidado de outras pessoas. Costuma fazer parte da rotina delas o contato com a dor profunda, exposição a ameaças de violência, presença da possibilidade de morte, e sentimento de impotência diante da situação que causa o sofrimento da pessoa cuidada por elas. Mas o que fazer para não ficar vulnerável diante do sofrimento do outro? Como se manter equilibrado para continuar ajudando outras pessoas? Essas são algumas das perguntas feitas pelo documentário “Quem Cuida de Quem Cuida?”, que foi gravado na cidade de Alagoinhas, e terá sua pré-estreia no dia 30 de setembro, com exibições no Colégio Modelo, às 8h e 14h, e no Oyá L’ade Inan - Ponto de Cultura, às 10h. O lançamento oficial deve acontecer em outubro, em data a ser confirmada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, quase um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental. O suicídio já era responsável por mais de uma em cada 100 mortes no mundo. Casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% só no primeiro ano de pandemia. Pesquisas apontam adoecimento de profissionais da educação, saúde e outras áreas, mas nem mesmo as lideranças religiosas estão de fora desses índices. Segundo artigo publicado pelo Vatican News no ano passado, 40 padres cometeram suicídio no Brasil, entre agosto de 2016 a junho de 2023. Mas o que professoras, enfermeiras, padres e outras lideranças têm em comum, além do fato de cuidarem de outras pessoas? Sobrecarga, estresse, solidão e falta de rede de apoio podem ser algumas das respostas.

“Quem Cuida de Quem Cuida?” mergulha nessa realidade, tendo como recorte Alagoinhas, município com 160 mil habitantes localizado a 108 quilômetros de Salvador. O documentário reúne entrevistas com seis lideranças e profissionais que atuam na cidade: a yalorixá Mãe Rosa de Oyá, o padre Diego Alberto, a liderança do movimento de mulheres e vereadora Juci Cardoso, a professora Maria Efigênia, a nutricionista Natiele Senna e a psicóloga Rhane Paula. Em depoimentos sinceros e emocionados, eles contam o que fazem para cuidar da saúde mental e pedir ajuda quando se sentem frágeis e vulneráveis.

“Essas pessoas costumam ser vistas como fortalezas, às vezes até evitam demonstrar as suas fragilidades pela pressão de serem o apoio e a força para outras pessoas, por isso buscamos humanizá-las através do documentário, mostrando que assim como todos nós elas também têm seus dias difíceis e podem precisar de ajuda”, explica Nando Zâmbia, que assina a direção do filme e é co-roteirista ao lado de Onisajé. Oriundos do teatro - ele é ator e iluminador e ela dramaturga e encenadora -, Nando Zâmbia e Onisajé passaram a se dedicar a produções audiovisuais no período da pandemia da Covid-19 e não pararam mais.

Juntos, eles assinam os vídeos “Onan Yá – A caminhada da Sacerdotisa” e “BigChop – Uma Ebó Feminegra”. Zâmbia dirigiu também “Iyawó – Filhos do Encanto” e “Gbagbe – Árvore das Memórias”. Já Onisajé tem atuado em salas de roteiro para criação de séries como “Contos dos Orixás” (Pindorama Filmes /HBO), desenvolveu o argumento do longa-metragem “Herdeira das águas - A História de Mãe Menininha” (O2 Produções), além do documentário “Black Point – A presença negra no voleibol brasileiro”, em parceria com a Modupé Produtora, ainda sem data prevista para estrear.

Já o argumento, fotografia e direção técnica do documentário “Quem Cuida de Quem Cuida?” são de Danilo Sampaio, especialista em som e áudio, e CEO da Intense. Entusiasta da cena audiovisual e cinematográfica de Alagoinhas, Danilo tem investido na aquisição de equipamentos de ponta, bem como na construção de uma cena profissional potente na sua concepção e realização técnica.

“Quem Cuida de Quem Cuida?” foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do edital 004/2023, da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.

Pré-estreia:
30 de setembro de 2024

08h e 14h – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

10h – Oyá L’ade Inan - Ponto de Cultura




Nenhum comentário