Morre Formiga, sonoplasta criador da vinheta "Brasil-sil-sil"

José Cláudio Barbedo (Formiga)
José Cláudio Barbedo (Formiga) | Foto Reprodução/ Redes Sociais

 


O sonoplasta José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, morreu na última quarta-feira (18) no Rio de Janeiro aos 84 anos. Ele foi responsável pela criação da famosa vinheta “Brasil-sil-sil” da TV Globo. A causa do óbito não foi divulgada.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Folha do Leste, o operador de áudio foi encontrado passando mal dentro do apartamento em que morava na última segunda-feira (16).

José Cláudio Barbedo foi levado imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O autor da vinheta “Brasil-sil-sil” foi homenageado pelo amigo, o comunicador Aroldo Barros.

“Hoje o rádio está de luto. Logo pela manhã, tomei conhecimento de que um dos maiores gênios (se não o maior) da sonoplastia brasileira nos deixou e foi morar com Deus. Desejo que Deus possa colocar muita luz nessa sua nova caminhada. Descanse em paz, querido José Claudio Barbedo ‘Formiga’”, escreveu Aroldo.

“Brasil-sil-sil”

A famosa vinheta usada nas transmissões esportivas da TV Globo foi criada em 1969. “Brasil-sil-sil” surgiu para ser utilizada na classificação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 1970.

José Cláudio Barbedo
José Cláudio Barbedo (Formiga) | Foto Reprodução/ Redes Sociais

Formiga foi responsável pelo efeito de eco na voz do locutor Edmo Zarife.

“Por incrível que pareça, o processo de criação foi rápido. Isso foi em 1969. O Mário Luiz, que era diretor de programação, queria que a gente fizesse algo para a classificação da seleção brasileira. Então, fui eu num domingo pra lá (Rádio Globo) e comecei a testar vários tipos de efeitos. Reverbe, eco e fiz o efeito original dele e gravei numa fita. O (Edmo) Zarife chegou depois, entrou no estúdio, emulei a voz dele, alterei a rotação de máquina com durex, botei três gravadores juntos e passei por filtro, etc e tal. Até que falei: ‘Ok, Zarife. Vamos lá. Fala aí, Brasil’. Na terceira vez que ele falou ‘Brasil’, eu consegui o tempo de efeito. Achei bom e chamei ele. Ouvimos e tava pronto em quatro horas. Isso numa tarde de domingo de folga”, detalhou Formiga em entrevista ao portal Na Telinha em 2019.

Ação judicial contra o Grupo Globo

José Cláudio Barbedo trabalhou na Rádio Globo durante 30 anos. Após sair da emissora em 2011, ele entrou com uma ação judicial contra o Grupo Globo e, dez anos depois, ganhou a causa.

Em 2021, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu uma indenização pela emissora a Formiga devido ao direito do uso e veiculação da vinheta “Brasil-sil-sil”.

Fonte: Acorda Cidade 

Nenhum comentário